quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prefeito no CE segue em exercício 3 meses após decreto de afastamento


Em panfleto apócrifo, moradores se referem a Valdi Coutinho como vilão de novela (Foto: Reprodução



Prefeito da cidade de Independência segue em exercício mesmo tendo recebido ordem judicial para afastar-se do cargo há três meses. Em 30 de junho, a promotoria procurou o prefeito da cidade, Valdi Coutinho (PMDB), para entregar a certidão de afastamento. Na cidade, foram espalhados panfletos se referindo a Valdi Coutinho como o vilão da novela Cordel Encantado.


O Ministério Público do Estado do Ceará denunciou Valdi Coutinho por apropriação de bens públicos e desvio de verbas da Prefeitura no período de 1997 a 2000. Na semana passada, em entrevista ao G1, Valdi negou as acusações e confirmou que segue em exercício como prefeito da cidade, contrariando a ordem judicial. O G1 voltou a entrar contato com Valdi Coutinho nesta segunda-feira (29), ele se recusou a responder qualquer pergunta sobre o assunto e disse apenas "depois eu falo com você sobre isso", em seguida desligou o telefone.


A ordem de afastamento é de 29 de junho deste ano, segundo documentos oficiais, mas a Justiça só o localizou para notificá-lo no dia 15 deste mês. Na ocasião, segundo certidão com assinatura do oficial de Justiça Antônio de Deus Soares da Costa, o prefeito se recusou a assinar o documento, alegando que só assinaria na presença do advogado.


O advogado Waufrânio Rocha, da oposição ao prefeito diz ter informado a promotoria de Justiça do Ceará na manhã de quinta-feira (25) de que o prefeito, embora tenha recebido ordem do Tribunal de Justiça do Ceará para deixar o cargo, segue em exercício.

O oficial de Justiça diz ainda que o prefeito se recusou a receber a cópia da certidão que lhe tornaria ciente do pedido de afastamento. De acordo com os autos, a chefe de gabinete da Prefeitura de Independência, Maria de Fátima Alves, e o procurador do município, Antônio Assuério Vieira, assinaram o recebimento da certidão.

Câmara do município


De acordo com o vereador Gonçalo do Santos (PT), que se declara opositor do prefeito, a Justiça notificou ainda a Câmara Municipal para que um prefeito substituto seja eleito. O presidente da Câmara de Independência, Geraldo Cavalcante (PMDB), já informou a Justiça de que não foi comunicado sobre a determinação de afastamento do prefeito eleito Valdi Coutinho.


O diretor de secretaria da vara única da comarca de Independência, Arlindo Pinheiro, reafirma que o prefeito foi oficialmente comunicado, mas que não cabe à secretaria o afastamento do prefeito. De acordo com o advogado Waufrânio Rocha, é função da Câmara Municipal nomear o prefeito que possa preencher a vacância de Valdi Coutinho, quando se efetivar o afastamento.

'Brogodó' e 'coronel Timóteo'


A situação do prefeito que segue em exercício fez com que moradores de Independência criassem apelidos irônicos para chefe do poder executivo. Na cidade foram espalhados panfletos se referindo a Valdi Coutinho como o vilão da novela Cordel Encantado, coronel Timóteo. Na trama, o coronel humilha os cidadãos de uma cidade fictícia com o nome de Brogodó, que também virou o apelido de Independência nos panfletos.

De acordo com moradores ouvidos pelo G1, a autoria dos panfletos e sua distribuição são desconhecidas. Eles são colocados por baixo da porta durante a madrugada, segundo os moradores.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Escritor e jornalista Flávio Paiva lança livro em Independência.

Sr. Toizinho Rodrigues e D. Socorro.

O livro do Escritor Flávio Paiva traz a trajetória de sue pai Toizinho Rodrigues um agropecuário que durante anos criou ovelhas e carneiros da raça Bergamácia e Santa Inês em independência. O escritor nasceu neste meio em contato com a natureza e feiras agropecuárias sobre raças de ovelhas que seu pai participava. Seu Toizinho foi reconhecidamente vencedor em vários eventos no estado do ceara.

O jornalista e escritor independenciano Flávio Paiva lança no dia 10 de setembro, sua mais recente obra: Toizinho e Socorro, uma intensa e fervorosa flor. Nela, o autor trata da infância, adolescência e do amor que uniu seu Toizinho e Dona Socorro (pai e mãe do escritor). O lançamento, seguido de autógrafos, acontece na Casa da Memória e Estação Leitura, localizada na Rua Cícero Justino, 140 – Batalhão – antiga RFFSA em Independência, às 19h.

Na ocasião do lançamento do livro será comemorado o aniversário de 90 anos do seu Toizinho Rodrigues, que é uma pessoa ilustre e reconhecida em todo o município de Independência.


Escritor Flávio sempre engajado em causas sociais irá doar todo o dinheiro arrecadado com a venda dos livros para a entidade filantrópica ONG História Viva para compra de um terreno para construção de um espaço para teatro, escola de musica, capoeira e dança que servirá para as crianças e jovens do município de Independência. As aulas de teatro, música, capoeira e dança será gratuitamente.

Flávio Paiva é colunista semanal do Diário do Nordeste. Para crianças escreveu e compôs Flor de Maravilha (20 histórias e 20 músicas), Benedito Bacurau - o Pássaro que não nasceu de um ovo (prefácio de Rubem Alves e leitura e ilustrações musicais feitas por Antônio Nóbrega), A Festa do Saci (acompanha CD com 13 músicas interpretadas por Giana Viscardi, Marcelo Pretto, Suzana Salles e Orlângelo Leal), Titico achou um anzol (aventura com aves e animais da caatinga) e Fortaleza - de dunas andantes a cidade banhada de sol.


Maiores detalhes:

ONG História Viva

Rua Cícero Justino, 140- Batalhão

Independência /CE.

(88) 92479550

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pinturas imortalizam patrimônio sacro.

Rogerlando Cavalcante adapta a estrutura de seu ateliê para pintar telas de até 2,5m de altura.


Independência. Hoje, neste Município, 12 comunidades católicas rurais receberão telas pintadas com as imagens de seus padroeiros. A solenidade de doação acontecerá às 9h no Salão Paroquial, onde até ontem as telas "gigantes" dos santos Antônio, Pedro, João e Nossa Senhora da Conceição, de Fátima, do Rosário e do Perpétuo Socorro estiveram disponíveis para visitação pública na Exposição "Pintando e Celebrando o Sagrado". O trabalho realizado pelo artista plástico Rogerlando Gomes Cavalcante, natural deste Município, foi contemplado no VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes 2010, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no segmento Artes Visuais (Prêmio Antônio Bandeira). As telas serão utilizadas pelas comunidades no período de realização dos festejos em homenagem aos padroeiros.

A Exposição consiste na pintura de 12 telas de temática sacra para capelas de padroeiros de localidades do Município e chamam a atenção pelo tamanho e colorido. São enormes painéis que medem 2,5 metros de altura de cores fortes e vivas. Nos três dias em que estiveram expostas no Salão Paroquial foram vistas por alunos das Escolas do Município e populares.

Outra marca da obra é a busca da originalidade. Cada tela exibe o padroeiro da forma que está no altar nas capelas, e em segundo plano a frente das próprias capelas. O autor ressalta que fez questão de preservar as características das imagens e das capelas de cada localidade. "Procurei respeitar as imagens e a ideia é que o desenho que está fora, no caso a imagem, reflita o que há dentro das capelas", frisa. Ele explica que a capela tem a função identificadora do local. "Funciona como cena externa, localizadora e identificadora do lugar que se refere o santo ou santa. São imagens simples, o padroeiro e sua capela, mas de extremo significado religioso, social, geográfico e cultural", analisa o artista plástico.

Mão de obra

Segundo o autor, desde o início do ano trabalha no desenho e pintura dos painéis, que demandaram muito tempo e esforço, superando, inclusive, o tempo previsto para o término de todas as telas. Iniciou com os levantamentos dos dados nas localidades e fotografias, para o qual contou com a colaboração da Paróquia local. Depois partiu para os desenhos e pinturas. Ele pretendia concluir o trabalho e expor no mês passado por ocasião dos festejos da padroeira do Município, Nossa Senhora Santana, cujo painel principal é pintado por ele anualmente. "Não foi possível em função do tamanho das telas, que demandaram muito tempo e trabalho da minha parte".

Uma curiosidade comum a todos que veem as obras é sobre a execução do trabalho. Ele explica que improvisou em sua residência um ateliê composto por carretéis e barbantes presos ao telhado e com o auxílio de duas pessoas nessa estrutura foi desenhando e pintando as telas. Ressalta que apesar do esforço e das noites em claro pintando as telas, foi prazeroso e nada cansativo. "Faz parte de mim, da minha própria existência me envolver no trabalho, desenhar, pintar e ver concluído, então não canso", afirma.

Criatividade

Ao contrário do apelido pelo qual é conhecido por todos na cidade, "O Pequeno", a capacidade criativa e produtiva do autor é grande e reconhecida no meio cultural. Ele é dinâmico e ao tempo em que executava as telas sacras, também escrevia um livro "Equinócio de Primavera", que lançará no próximo dia 9, na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. E no primeiro semestre deste ano lançou "A Máquina do Mundo". É também desenhista, quadrilhista e ensaísta.

Para Cacilda Sales, diretora de Cultura do Município e presidente da Fundação Senhor Pires, o trabalho tem forte ligação com o povo e fundamental importância para o Município. "É um trabalho excelente, ligado à cultura popular. Através da arte desse artista plural, Independência se torna conhecida".

MAIS INFORMAÇÕES:
Salão Paroquial
Rua Senhor Pires, 228
Município de Independência (CE)
www.rogerlando.com

Silvania Claudino
Repórter

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Marcela Torres, um exemplo de voluntária.

Marcela Torres, um exemplo de voluntária.

Marcela Torres, é funcionaria do CDL de Independência durante as horas vagas dedica seu tempo ao voluntariado, vem aos longos dos anos prestando um grande serviço a comunidade de Independência. Ela trabalha voluntariamente para o site Independenciano.com, durante eventos, festas, comemoração, aniversários faz uma cobertura através de fotos e redação da noticias.

Hoje nas grandes cidades é comum nos bairros e comunidades, nos grupos de auto-ajuda e nos clubes, nas associações culturais e esportivas, nas instituições sociais , um grande número de pessoas que ajudam umas às outras e ajudam a quem está em situação mais difícil. Ainda que não se chamem a si mesmos de voluntários.

Com esse trabalho que Marcela Torres realiza (sem ganhar absolutamente nada) proporciona aos filhos de independência que moram em outros estados e municípios noticias sobre o que está acontecendo em nosso município.

Ao doar sua energia e sua generosidade, Marcela Torres e muitos outros voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas.

Devemos ressaltar que existem outras grandes entidades filantrópicas em Independência, tais como: ONG História Viva e a Fundação Senhor Pires, que juntas preocupam com a cultura local e a educação de qualidade para as crianças e jovens. Nessas entidades existem bibliotecas com bons livros e um espaço adequado para leitura e interpretação de textos.

Os voluntários que se preocupam com a qualidade de vida dos outros, ao se mobilizarem por causas de interesse da sociedade e comunitário, estabelecem laços de solidariedade e confiança mútua que protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e faz de cada um de nós um ser humano melhor.

Gostaria de agradecer a todos os voluntários que trabalham nas entidades ONG História Viva, Fundação Senhor Pires e do site Independenciano.com. Nosso muito obrigado, pelos benefícios que traz para o próprio voluntário, para as pessoas com quem o voluntário se relaciona, para a comunidade e a sociedade como um todo, é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido.

Sobre Voluntariado


1. Todos podem ser voluntários

Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária

Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla

O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

4. Voluntariado é ação

Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.

5. Voluntariado é escolha

Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.

6. Cada um é voluntário a seu modo

Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

7. Voluntariado é compromisso

Cada um contribui na medida de suas possibilidades mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

8. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade

Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

9. Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social

Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.

10. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica

É algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A experiência do pensamento - Diário do Nordeste - 25/8/2011

A Educadora, A Vencedora e o Escritor.

O largo que fica ao lado da antiga estação de trem estava lotado. Educadoras, educadores, estudantes, autoridades, gente da cidade que acredita na importância da vida cultural do município. Era sábado à noite, dia 20 passado. Fui introduzindo o tempo na minha lembrança, enquanto via a cidade de Independência, onde nasci e passei a minha infância e adolescência, brilhando em sua festa de estímulo à experiência do pensamento; uma alegre reunião comunitária que vem sendo realizada há três anos na Casa da Memória e Estação Leitura da ONG História Viva.

Neste evento, duas solenidades convergem em suas dimensões de cultura e educação: a outorga do troféu Saci, de personalidade do ano, e a entrega do prêmio literário que leva o meu nome e que tem como finalidade estimular os jovens de 12 a 17 anos, das escolas públicas e privadas, a pensarem e a escreverem sobre temas que contribuam para o aprendizado do olhar, a partir de contextos ressignificados pela liberdade literária. É um momento que mistura emoção com aconchego, participação e espírito de cidadania.

Tem chamado a minha atenção o destaque que os integrantes dessa entidade vêm dando à educação em suas escolhas de nomes para homenagear e agradecer com o troféu Saci: em 2009, Maria Stela Bezerra, em 2010, Ozanira Macêdo Pinto e em 2011, Maria do Carmo Pimentel. Todas elas, respeitadas e admiradas educadoras, portanto, de merecido reconhecimento por parte da sociedade. Não há quem tenha tido a oportunidade de estudar em Independência que não tenha passado pelos ensinamentos dessas queridas professoras.

Embora funcione mais como um processo catalisador de interesses da juventude, o prêmio literário tem uma classificação, feita a partir das avaliações de uma comissão julgadora composta por educadores, profissionais liberais e defensores públicos atuantes no município. Nas categorias crônica, poesia, conto e literatura de cordel, que têm centenas de trabalhos inscritos, os estudantes Welson Gonçalves Silva, Gleiciana Rodrigues Lopes e Cecília Pimentel de Almeida Felismino da Silva, obtiveram o primeiro lugar, cada qual em uma das três versões do concurso realizadas até agora.

A fala de Cecília Pimentel, primeira colocada na versão 2011, sintetiza bem o clima favorável à expressão do intelecto e da fantasia, possibilitada pelo exercício da escrita e da leitura. Com 13 anos de idade, ela explicou as razões de ter escolhido a história de amor dos seus avós, para inscrever no tema "A mais bela história que já ouvi", proposto pela História Viva. Disse que de tanto ouvir falar do amor do "Papai Pretinho, que hoje mora lá no céu, e da Mamãe Raimunda", resolveu contar a história desses dois que "nunca dormiram brigados, passaram muitas dificuldades nessa vida, moraram na roça, sem energia elétrica, carregando água na cabeça, lascando lenha, caçando para alimentar a imensa família".

No seu exercício de descoberta do olhar, a estudante do Ginásio Santana foi além da história em si e pesquisou sobre a "Porronca" de antigamente. É bom esclarecer que Porronca vem de "pau ronca" e era como entre o crítico e o jocoso se chamava Independência, devido às constantes e intensas brigas que aconteciam nas ruas da cidade. Cecília foi lá, procurou entender as algarobas, a mina de rutilo, o batalhão, o quebranto, as simpatias juninas e outros ícones e crenças da região para formar um juízo sobre o seu lugar e, assim, tecer à sua contação. Este é o sentido de escrever, enquanto ato de produção de possibilidades, de um pensar o ser e o vir a ser, com a cabeça livre das pressões cotidianas.

Em 2009, quando aceitei a utilização do meu nome para designar esse prêmio, o fiz com a compreensão de que ele poderia funcionar como dispositivo revolvedor das experiências do pensamento, na busca pelo fortalecimento dos valores existenciais, como estímulo a um jeito de pensar o mundo objetivo, a partir da evocação do humano. Três anos depois, percebo que ele tem contribuído de alguma forma para quebrar a lógica das coisas sempre apressadas e para colocar histórias em uma prática da vida assediada pelo efêmero. Os filósofos aristotélicos afirmam que em ultima análise, o que faz as coisas serem o que são é a finalidade para a qual foram criadas.

Cecília revelou em seu discurso que receber um computador pela primeira colocação é uma realização pessoal, mas é mais que isso; "é a certeza de que a juventude deve ser inteligente para agir, livre para amar, regrada para fazer sempre o bem ao próximo". Ela se coloca pelo seu sonho de poder viver em um lugar melhor, "sem drogas, sem prostituição, sem violência, sem medo (...) em uma Independência que todos sintam orgulho de nela morar". Foi aplaudida várias vezes e concluiu anunciando que vai continuar participando do "Prêmio Flávio Paiva", mesmo que o regulamento não permita a repetição de ganhadores.

Essa declaração de seguir participando, ainda que não possa voltar a ganhar foi uma das grandes revelações daquela noite, porque demonstra o quanto de energia criadora pulsa nas vontades dessa garotada que está aí disposta a se pronunciar em favor da construção de novas representações. Ao escutar a voz de Cecília, comecei a refletir o quanto uma atividade como essa nos oferece de oportunidade para apreciar os participantes, não como melhores ou piores, mas apenas pelo que são: nós. E somos como as palavras que entram nos textos individualmente, mas passam a ter muito mais sentido e importância quando se relacionam com as outras.

O tema "A mais bela história que já ouvi" agregou situações de paixão e as três primeiras colocadas convergiram nesse sentido: Cecília Pimentel (1ª) contou do amor dos seus avós; Mayana Menezes Lima (2ª) abordou os segredos de um lugar, São Joaquim, que era dominado por um coronel malvado, mas hoje é um assentamento com mais de 70 famílias, recorrendo à memória do seu avô: "Sempre que me contava / me enchia de emoção / voltava a ser um jovem / cheio de recordação"; e Caroline Carvalho Barbosa (3ª) narrou a bravura de um rapaz de poucas posses que, apaixonado por uma linda mulher, filha de um rico coronel, precisou atravessar o rio São Francisco com ela na garupa de um cavalo, para poder receber o consentimento do pai da moça.

Mayana chorou ao falar do "Berço de amor e de sonhos / Mundo onde pude crescer" e ao agradecer pela família que tem. Família que estava presente, como a de Cecília e de outros participantes. Fiquei muito feliz também por constatar a quantidade de professoras e de professores presentes. São fatos simples assim que alimentam as minhas esperanças, que reforçam em mim o sentimento de quem nem tudo está perdido. E digo isso também porque a meu lado estava o Sr. Joaquim Augusto, que fez a minha certidão de nascimento e de casamento, e as minhas professoras Maria do Carmo, Ozanira e Cacilda Sales. De corpo presente, faltou só o padre Jacques Moura, que me batizou.

Terminado o evento, ganhei de presente o livro "Carisma de um provinciano" de presente do "Seu" Salvador, poeta de 84 anos, que foi agricultor, alfaiate, comerciante, que tem o dom de achar água na caatinga e que só não gosta de contar história de onça porque fica com a impressão de que as pessoas podem achar que é mentira. Ao abrir aleatoriamente na página 33, o poema "Abstração" me disse que "Tem tempo que o tempo dá / Tem tempo que o tempo tira / Tem tempo que o tempo encolhe / Tem tempo que o tempo estira / Tem tempo que o tempo dá tempo / Que o próprio tempo se admira". E sai mais uma vez agradecido por continuar sendo educado pelos conterrâneos que vieram antes e depois de mim. flaviopaiva@fortalnet.com.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tribunal de Justiça implanta Comarca no Município de Quiterianópolis

Dr. César Morel de Alcântara, Dr.ª Mary Ann e Dr. Gilvan Pacifico.


A Vara Única de Quiterianópolis, situada a 415 km de Fortaleza, foi instalada nessa quarta-feira (17/08), durante solenidade conduzida pelo juiz César Morel Alcântara, que responde pela unidade judiciária e é titular da Comarca de Independência.

Estiveram presentes à sessão a promotora de Justiça Mary Ann de Campelo Pereira, o prefeito, Francisco Vieira Costa, secretários municipais e vereadores. Também participaram advogados, policiais, agentes do Pró-cidadania, agentes de proteção da Criança e do Adolescente, conselheiros tutelares, Conselho da Comunidade e servidores do Fórum.

A medida está em conformidade com a Lei Estadual nº 14.407/2009, que criou sete vagas para desembargador e 105 para juiz, além de aumentar o número de varas em 23 comarcas, sendo 40 somente em Fortaleza. As unidades estão sendo instaladas e os cargos providos.

Fonte: Site TJCE

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Eleita a Nova Diretoria da Fundação Senhor Pires.


FUNDAÇÃO SENHOR PIRES

Foi eleita a nova diretoria da Fundação Senhor Pires para o mandato de 2011/2014. A Fundação Senhor Pires é uma entidade filantrópica que presta serviços sociais importantes para o município de Independência. A Fundação Senhor Pires tem uma das melhores bibliotecas de Independência com livros atuais e uma estrutura agradável para uma boa leitura.

O espaço cultural é um dos melhores da região dos inhamuns, além de ter um museu cadastrado no sistema nacional de museu. A Fundação Senhor Pires presta um trabalho voluntário para sociedade independenciana, seus funcionários atende aos visitantes de forma gentil e educadamente, alias a educação também faz parte da Fundação que mantém uma escola infantil com mais de 50 alunos é uma referencia no município em educação infantil, através de suas educadoras Nilce e Meire vem contribuindo para alfabetizar as crianças de baixa renda de Independência.

Veja a nova diretoria da Fundação Senhor Pires:

ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DA FSP

membros e dirigentes da Fundação Senhor Pires – FSP

mandato de 31 de julho de 2011 a 31 de julho de 2014.


1 - CONSELHO CURADOR

2 - DIRETORIA

3 - CONSELHO FISCAL


1-CONSELHO CURADOR – 2 (dois) natos e vitalícios


02 NATOS – 01 - Maria Hosanira Pires de Saboya

02 - Maria Paula Frassinetti Pires de Saboya Gomes da Silva

EFETIVOS - 01 - Joaquim Augusto Bezerra

02 - Dr. Joiro Gomes da Silva

03 - Dr. José Gomes Soares

04 - Maria do Carmo Pires Frota

05 - Maria Marlene Saboia Pimentel

06 - Dra. Beatriz Saboia

07 - Raul Freitas Pires de Saboia

08 - José Pires de Saboia Junior

09- Ana Erivalda Gonçalves Coutinho


SUPLENTES – 01 - Maria Stela Bezerra Pereira

02 - Geraldina Bezerra da Silva

03 - João Roginaldo Feitosa de Melo

04 - Maria de Fátima Viana Mendes Pires

05 - Carlos Eugênio de Melo Marinheiro

06 - Elizandra Alves Silva

07 - José Elson Carvalho de Araújo

08 - Ana Marcos da Silva

2 – DIRETORIA

01 - Presidente - Maria Cacilda Sales

02 - Secretário - Creusa Américo de Melo

3 - CONSELHO FISCAL

EFETIVOS – 01 - Elício Gonçalves da Silva Filho (Presidente)

02 - Francisco Gomes da Silva (Vice - Presidente)

03 - Maria José Ferreira de Melo

SUPLENTES – 01 - Lucia Macedo Sales

02 - José Gonçalves Filho

03 - Valcenar Coelho de Sousa


NATOS E VITALÍCIOS:

01) Maria Hosanira Pires de Saboya,.

02) Maria Paula Frassinetti Pires de Saboya Gomes da Silva,


FUNDAÇÃO SENHOR PIRES

1 – CONSELHO CURADOR

EFETIVOS:

01) Joaquim Augusto Bezerra, Presidente do Conselho Curador.

02) Dr. Joiro Gomes da Silva, Vice-Presidente do Conselho Curador.

03) Dr. José Gomes Soares, Secretário.

04) Maria do Carmo Pires Frota,

05) Maria Marlene Saboia Pimentel,

06) Beatriz Saboia,

07) Raul Freitas Pires de Saboia,

08) José Pires de Sabóia Junior.,

09) Ana Erivalda Vieira Coutinho¸

SUPLENTES:

01) Maria Stela Bezerra Pereira,

02) Geraldina Bezerra da Silva,

03) João Roginaldo Feitosa de Melo,

04) Maria de Fátima Viana Mendes Pires,

05) Carlos Eugênio de Melo Marinheiro,

06) Elizandra Alves Silva,

07) José Elson Carvalho de Araújo,

08) Ana Marcos da Silva,


FUNDAÇÃO SENHOR PIRES

DIRETORIA:

01) Maria Cacilda Sales, (Presidente).

02) Creusa Américo de Melo, (Secretária)

CONSELHO FISCA L

EFETIVOS:

01) Elicio Gonçalves da Silva Filho - PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL

02) Francisco Gomes da Silva - VICE – PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL.

03) Maria José Ferreira de Melo

SUPLENTES:

01) Lucia Macedo Sales,

02) José Gonçalves Filho,

03) Valcenar Coelho de Sousa,