terça-feira, 31 de maio de 2011

Comarca de Independência faz campanha contra as drogas.

Dr. César Morel, Marcelo e Artagnan Torres.

Deu-se inicio nesta sexta-feira (27/05) a campanha contra as drogas, a iniciativa partiu do Dr. César Morel Alcântara, Juiz da Comarca de Independência, a campanha será direcionada para os estudantes do Município de Independência. O projeto “Judiciário na Escola”, que tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário nas escolas através da campanha.

Pela manhã o projeto foi apresentado na escola Abigail Antunes Marques, na ocasião o Dr. César Morel vez a palestra para mais de 100 alunos, a palestra foi focado ao uso das drogas. Durante uma hora o Juiz de Direito explicou sobre a importância dos alunos não usarem drogas.

Dr. César Morel em sua palestra sobre as drogas.

“Dr. César Morel explicou ainda que a idéia é levar temas jurídicos, sociológicos, culturais e filosóficos para debater em sala de aula, “ampliando assim o universo de informação dos alunos”. A iniciativa atende à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2011, que determinou aos tribunais do País a implantação de, pelo menos, um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário em escolas ou espaços públicos.” Citação retirada no site www.independenciano.com

Além das escolas Abigail Marques, Pequeno Príncipe e Coração de Maria outras serão visitados pelo programa, a visita será sempre na ultima sexta-feira de cada mês.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Crateús na 1ª Divisão no Campeonato Cearense – Parabéns Crateús.

FOTO: www.futebolcrateuense.com.br

Thaís Jorge
Portal Esportes O POVO

O Crateús conquistou vaga na 1ª divisão do Campeonato Cearense neste domingo (29), ao vencer o Juazeiro, pelo placar de 2 a 1, no estádio Juvenal Melo.

A classificação do Crateús foi confirmada após a derrota do Maracanã para o Uniclinic, pelo placar de 1 a 0, no Estádio Antônio Cruz.


Com 37 pontos, o Crateús chegou à 22ª e última rodada da Segundona precisando vencer o Juazeiro e torcendo por uma derrota do Maracanã. Durante o campeonato, o Crateús só perdeu quatro jogos, sendo dois no início da competição.


O Trairiense garantiu o título da Segundona, neste domingo, ao empatar com o Tauá pelo placar de 1 a 1. Já Tauá e Caucaia foram rebaixados para a 3ª divisão do Cearense.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Contagem regressiva para 2012.

Encontro dos políticos, Francês Torres(PV), Manoel Pompilio(PCdoB) e Valterlin Coutinho(PSB).

Reunidos em uma confraternização, o presidente do partido do PCdoB/Independência decide lançar o maior número de candidatos a vereadores e pré-candidatura à prefeitura de Independência.


A reunião da executiva municipal do PCdoB, na semana passada foi marcada pelo entendimento de que o partido necessita marcar forte presença na disputa do próximo ano, lançando o maior número de candidatos possível a vereadores. Com o pensamento de “precisamos articular”, o presidente municipal da legenda, Manoel Pereira, tentou mobilizar os correligionários para a eleição de 2012 e atrair novas filiações. O evento ocorreu durante todo o dia na sede do partido localizado na Trav. Santos Dumont e depois na casa do líder político Valterlin Coutnho.

Além do pleito do próximo ano, o encontro também serviu de palco para o debate sobre apoio políticos e pré-candidatura à prefeitura de Independência. “Com as novas filiações o partido sem crescendo dentro do município” comentou o presidente, que realizou uma reunião sobre o assunto com o ex-prefeito Francês Torres e ex-vereador Valterlin Coutinho.

Manoel Pereira, conhecido como Manoel Pompilio, Empresário, presidente do PC do B / Independência, foi candidato a prefeito em 2008 (PCdoB).

“Estamos crescendo e mais forte, vamos nos articular melhor e procurar apoiar o melhor nome para 2012 ou teremos um nome próprio dentro do partido”

Luiz Valterlin Coutinho, conhecido como Valterlin Coutinho, Funcionário Público Federal e Empresário, ex-vereador, ex-secretario de esportes, pertence ao PSB/Independência, candidato a prefeito em 2008. “Estou mais experiente e confiante, estamos com um grupo forte e cada dia vem crescendo, sei que ainda é cedo, mas estamos analisando o assunto, e estamos confiantes para 2012.”

Francisco Rodrigues Torres, ex-prefeito e fazendeiro, presidente do PV/Independência, candidato a vice-prefeito em 2008. “Estamos com o partido novo, já iniciamos varias filiações e estamos pronto par uma nova coligação para o próximo pleito, ainda tem muito tempo para pensar no assunto”.

Em breve, tudo sobre a política local e entrevista com futuros pré-candidatos a prefeitura de Independência.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Prefeitura Municipal de Independência prorrogou a validade do concurso por mais 2 anos.



A Prefeitura Municipal de Independência prorrogou a validade do concurso realizado em 2009, com vagas para nível médio e superior, pelo prazo de dois anos, a contar de 21 de maio de 2011. Realizado em 2009 pela Prefeitura Municipal, o concurso tinha validade inicial até o dia 21 de maio deste ano.

Através do Decreto Municipal Nº 005/2011, de 16 de maio de 2011.

“Dispõe sobre prorrogação de concurso publico e adota outras providências.”

Considerando que algumas áreas ainda não foram devidamente cobertas por servidores. Notadamente por servidores de nível superior e mais especificamente nas áreas de Saúde, Educação e Ação Social.

Decreta:

Art. 1º - Fica pelo presente ato administrativo prorrogado por 02 (dois) anos o concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Independência, no dia 01 de março de 2009 e homologado no dia 21 de maio de 2009.

Art. 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cineclube Estação em Independência faz sucesso entre as crianças.

Crianças e jovens assistindo os filmes infantis.

Cineclube Estação inaugurado em julho de 2010, na sede da ONG História Viva vem fazendo um grande sucesso entre as crianças. Todos os sábados sempre as 19:00 hs, é exibido um filme, geralmente, infanto juvenil. O Cineclube é capaz de abranger música, literatura, teatro, fotografia, e muitas outras em uma única obra. Assim, é de suma importância para o aprendizado das crianças e jovens. Além, é claro da conscientização para o aprimoramento do senso crítico de seu público.

O Cineclube é uma associação que reúne apreciadores de cinema para fins de estudo e debates junto à exibição de filmes selecionados. Eles têm uma história própria, que liga a evolução do seu trabalho às diferentes situações nacionais, culturais e políticas em que se desenvolveram. São instituições que surgem em resposta a necessidades que o cinema comercial não atende, exibindo um tipo diferenciado de cinema, mais complexo e profundo.


A importância dos Cineclubes se da à medida que as pessoas sentem a necessidade de uma visão ampla do mundo, de acesso aos mais variados meios de transmissão do conhecimento. Talvez pelo costume de assistir apenas grandes filmes comerciais, algumas pessoas percam-se nas legendas e na trama dos filmes que os Cineclubes exibem. Mas, tal como o conceito do cinema televisivo foi construído, o conceito de Cineclube possa surgir, também poderá ele dar lugar a inovações na apreciação de arte tão versátil em temas e abordagens.


Em Independência, é uma das poucas fontes de lazer para nossos jovens e crianças.

Cineclube Estação

Rua Cícero Justino, 140

Antiga RFFSA

Entrada Gratuita e a pipoca também.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Feira da agricultura familiar e artesanato de Independência.

Feira da Agricultura Familiar em frente ao R.E.C.

Realizou-se nesta segunda-feira (23/05) a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Independência, a feira é um espaço dedicado a vivencia de interação social, cultural e econômico entre os/as agricultores/as familiares do município vindos de todas as comunidades da zona rural do município de Independência, e os/as consumidores/as urbanos que buscam produtos naturais típicos do meio rural, por um preço justo, ético e solidário.

A feira foi em frente R.E. C e patrocinado pela Secretaria de Agricultura do Município, além dos alimentos o espaço foi de encontros e reencontros de todas as classes sociais, é um espaço para bom bate papo e interação entre a cultura popular da roça e a cultura urbana.

Faz parte das ações estratégicas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Independência juntamente com a Secretaria de Agricultura. A feira tem como objetivos fortalecer a Agricultura Familiar através da promoção, divulgação e comercialização dos seus produtos, considerando os aspectos cultural, ambiental, organizacional e político.

Vários produtos foram apresentados para a sociedade de independência, tais como: Feijão, Jerimum, Ovos caipiras, cheiro verde, queijos, mel e outros artigos a preço popular.




segunda-feira, 23 de maio de 2011

Semana do Museu na Fundação Sr. Pires chega ao fim.

Educadora Cacilda Sales e a história do município.


Foi na última sexta-feira (20/05) às 19:00 hs o encerramento da Semana do Museu em Independência. Durante toda a semana a Fundação Senhor Pires apresentou para alunos de todas as escolas na sede do município a história de 200 anos de fé e devoção à padroeira de Senhora Santana.

Todos os dias alunos das escolas municipais e particulares freqüentaram a fundação, muitos nunca tiveram na fundação e outros não conheciam o Museu da Maria Adélia de Sabóya.

No dia 17 de maio foram apresentados documentos históricos e fotografias sobre a história da igreja católica em nosso município e a devoção a padroeira. Já no dia 19 foi contação de histórias e causos acontecidos no município.

No dia do encerramento (20) houve uma apresentação de slides com fotos e documentos sobre o município de Independência, o auge do encerramento foi a palestra da educadora Cacilda Sales, conhecedora da historia de independência, de forma simples explicou vários fatos históricos em nosso município.

Fundação Senhor Pires

Rua Joaquim Mota, 73

Fone:( 88) 3675-1044

fspires@hotmail.com





sexta-feira, 20 de maio de 2011

E.E.F. José Ferreira dos Santos, um exemplo a ser seguido.

Os alunos da E.E. F José Ferreira dos Santos visitaram a Biblioteca Comunitária Estação Leitura, a visita faz parte de um projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela escola.

Segundo a Educadora Chaguinha, o projeto de incentivo à leitura objetiva contribuir com o fortalecimento da escola pública de educação básica do município.

Quarenta e oito alunos, ligado à escola pública E.E. F José Ferreira dos Santos (cohab) do município de Independência, participaram, terça a noite (17/05), das atividades do Dia Temático da Escola. Os alunos visitaram a Biblioteca Comunitária Estação Leitura (antiga RFFSA), localizada na Rua Cícero Justino, 140 próximo a quadra de esportes.

Por meio da divisão de três grupos, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e conhecer sobre a história da biblioteca e dos livros e um pouco sobre a antiga estação férrea, como funciona a organização do acervo e sua restauração.

Os alunos estavam acompanhados pelos competentes e dedicados educadores Meire, Randlês, Chaguinha e Irandir Sabóia, todos os professores da escola. Aos professores percebemos a metodologia de ensino tendo como base uma postura construtivista sócioeducativa, buscando sempre a formação dos alunos através da leitura.

Alunos da Educadora Meire em grupo lendo o livro.

Segundo informou a professora Irandir Sabóia, o dia temático sobre a leitura é muito comum da escola, e sempre aborda um ou outro assunto do qual giram várias atividades voltadas para alunos da escola.

“Em nossas aulas sempre abordamos temas como drogas e violência, buscando dá um conhecimento aos alunos para a vida lá fora” comentou a educadora Irandir.

O grupo de alunos foi recebido pelos membros da ONG História Viva: Expedito Martins, Lidiane Costa, Karol, Domingos Helton, Nice Peres e Talivia Sabóia. Após as boas vindas foi dado inicio a leitura de uns livros para cada aluno, todos leram e debateram sobre a leitura.

Alunos do Educador Ranglês apresentando a peça teatral.

Teve uma brincadeira lúdica e uma apresentação de mini teatro sobre os livros que foram lidos: O pássaro sem cor, Mistério da Biblioteca e etc.

“Impressionante como muitos não conheciam essa biblioteca e os serviços disponíveis. Mostramos que se trata de uma biblioteca comunitária e que é uma excelente fonte de pesquisa e informação”, afirmou Expedito Martins, diretor da ONG.

As atividades prosseguiram até as 21:20 hs, mas um dos pontos altos da noite foi a realização e apresentação das pequenas peças teatrais, e alguns alunos explicaram e analisaram os livros e a importância da leitura.

Logo após, as brincadeiras lúdicas e apresentação das peças teatrais foi servido um lanche patrocinado pela educadora Irandir Sabóia.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Crateús 10 X 0 Independência... Acorda Independência!




Fonte: Diário do Nordeste
O Município de Crateús ensina ao de Independência, como investir no esporte.
Competência, organização, planejamento e pessoas compromissadas com o esporte.

O Campeonato Cearense vai ter novidades para o próximo ano. Independente do resultado da segunda divisão, hoje em sua reta final, as duas equipes que subirão para a divisão principal em 2012 nunca participaram da competição.

Três times da segunda divisão atualmente brigam pelas duas vagas na elite: Maracanã, de Maracanaú, na Grande Fortaleza; Trairiense, de Trairi, do Litoral Oeste; e Crateús, da cidade de mesmo nome, da região Oeste. Restam três rodadas para o fim da competição. Para o Maracanã, no entanto, faltam somente duas rodadas.

Depois de "bater na trave", Maracanã lidera

O Maracanã tem 40 pontos e está na ponta. Em seguida vem o Trairiense, com 36, e o Crateús, com 34 pontos. Os outros concorrentes não têm mais chances de subir.

E tem "bicho" na segunda divisão

Com boa parte dos jogadores sendo 'pratas da casa', em toda a segunda divisão, nas equipes se vê muito jogador residente na zona rural das cidades em que os times estão sediados. Para mantê-los focados e incentivá-los ainda mais na disputa, sim, o famoso 'bicho' também está presente na 'segundinha'.

Em Crateús a história é a mesma. "Aqui a gente está vivendo do apoio dos empresários", dispara o diretor Murilo Marciano, sem revelar o valor da premiação.

Ninguém quer ficar pelo caminho

Faltando apenas três rodadas para o fim do torneio, as equipes se mostram confiantes e respeitosas.

"Vai ser briga direta", diz o Trairiense

O presidente do do Trairiense, Róbson Nogueira, é um dos mais otimistas. O time pega o Maranguape fora de casa, nesta quarta-feira (18), e volta a campo no próximo sábado (21), fora de casa, contra o concorrente direto, o Maracanã. A vaga será decidida em casa, no domingo posterior (29), em Trairi, contra o Tauá.

"A expectativa é vencer a próxima partida contra o Maranguape e decidir (em casa) no Trairi, contra o Tauá. O jogo contra o Maracanã a gente não conta, pois vai ser briga direta pela vaga e vai ser muito difícil", comenta Robson Nogueira.

"Só dois pontos de diferença", ameaça o Crateús

No Crateús a palavra de ordem é vencer dentro e fora de casa. "Dependemos de nós mesmos. São só dois pontos de diferença (Trairiense). O time está bem, agora é vencer os três jogos", diz o diretor Murilo Marciano.

O Crateús pega nesta quarta o Arsenal, em Fortaleza, e no sábado enfrenta o Pacatuba, em Horizonte. A decisão será em casa, no último domingo, contra o Juazeiro.

O céu não é o limite

Para trás, Maracanã, Trairiense e Crateús deixaram equipes tradicionais do nosso futebol como Boa Viagem, Juazeiro, Uniclinic. Isto atesta o crescimento do campeonato, como definiu o presidente da Federação. Isto, por si só, já é uma grande conquista para as três equipes, que em sua modéstia, poderão sim beliscar bastante coisa na primeira divisão.

Que elas saibam aproveitar a oportunidade, servindo assim para fortalecer ainda mais este nosso futebol. Afinal, o céu não deve ser o limite para quem tem capacidade de sonhar e realizar.

Faltam somente três rodadas para o fim da segunda divisão do Campeonato Cearense. A competição acaba no próximo dia 29, apontando dois clubes para a divisão principal do Estadual no próximo ano.


Confira abaixo os jogos que faltam para os líderes da competição:

18/05

15:00h Arsenal x Crateús - estádio Antônio Cruz

20:15h Maranguape x Trairiense - estádio Moraizão

21/05

15:30h Pacatuba x Crateús - estádio Domingão

16:00h Maracanã x Trairiense - estádio Antônio Cruz

29/05

16:00h Crateús x Juazeiro - estádio Juvenal Melo

16:00h Trairiense x Tauá - estádio Barrosão

16:00h Uniclinic x Maracanã - estádio Antônio Cruz



quarta-feira, 18 de maio de 2011

E.E.F.M Profª Maria Júlia Filaho, 66 anos dedicados à educação de qualidade.

Em 22 de junho de 1980, pelo decreto 14.507 modificou o nome da escola para Profª Maria Julia Fialho.

Fundado em 1952, a E.E.F.M Profª Maria Júlia Filaho no município de Independência/CE , tem prestado relevantes serviços à comunidade. Atualmente tem matriculado cerca de 500 alunos em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Regular e Educação de Jovens e Adultos). As aulas são ministradas em três turnos onde os alunos recebem um ensino de qualidade, baseado na filosofia histórico crítica, seguindo as diretrizes que vigoram nos PCN’s e na Proposta Pedagógica, incluindo oficina de Arte, Dança, Teatro, Escolinha Craques do Futuro (Futsal), Inglês e Música.

Dep. Aqulies Peres Mota e o Dep Vicente Fialho.

A idéia de se fundar a escola Profª Maria Júlia Filaho foi das professoras Maria Hozana Pires de Saboya, Ceci América e Ana Falcão uma escola para aqueles que não tinham condição de seguir os estudos em outros municípios. Apesar das dificuldades enfrentadas na época, os amigos foram o traço mais forte e em uma reunião realizada em entre as professoras citadas expôs suas idéias sobre o assunto a várias pessoas da comunidade que se mostraram muito interessadas.

Profª. Maria Stela discursando sobre a importância da escola.

O prédio onde funciona a Escola Maria Júlia Fialho construído em 1952 no Governo de Armando Falcão, tendo como construtor o Sr. Antonio Brigido Vieira, em 1958 a escola não funcionou no prédio foi emprestado para a criação do Ginásio Santana pelo período de 5 anos, passando a funcionar em prédio pertencente a Paróquia, na época as professoras eram: Terezinha Maria de Jesus Lima, Ester Ferreira Bonfim, Maria Rita Carvalho Loureiro e Maria de Jesus Sales.


Professora Maria do Carmo Pimentel e convidados.

Foi em 1980 que os então Deputados Aquiles Peres Mota e Fialho vieram para a inauguração da Escola Profª. Maria Julia Fialho, hoje a escola é referência de ensino na Região dos Inhamuns




E.E.F.M Profª Maria Júlia Filaho, 66 anos dedicados à educação de qualidade.





terça-feira, 17 de maio de 2011

Vereadores de Independência aprovam aumento de 3% para os professores.

Vereadores de Independência analisando o plano de reajuste salarial.

Na sessão de ontem à noite (16/05) as 19:00 hs, realizada na Câmara municipal de Independência, os vereadores aprovaram o aumento dos professores de 3% no reajuste salarial, frustrando a maioria da categoria que exigia o aumento para do mínimo de 9%.

Embora tenha havido várias reuniões com a categoria dos professores e com os vereadores, de nada adiantou, pois o reajuste foi aprovado bem abaixo do que o sindicato exigia. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Independência o magistério já tem uma perda considerável para os professores graduados e pós-graduados PEB II e PEB III, pois existe o direito adquirido quando o percentual do médio para o graduado era de 8% e caiu para 3%, o que se caracteriza uma afronta ao dispositivo federal (CF art. 5º Inc. XXXVI, art. 7º VI, art. 37 XV).

Os vereadores que votaram a favor do aumento de 3% para os professores foram:

Srª Rita Rosaneide;

Sr. Cion Louro;

Sr. Geraldo Cavalcante;

Sr. João Alceu;

Sr. Alexsandro Pacifico;

Srª Cinara Pedrosa;

Sr. Ribamar Coutinho;

Votou contra o aumento de 3% somente o vereador Diassis Vieira e estava ausente o vereador Gonçalo Munduri.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Frustração na reunião entre professores e vereadores de Independência.

Diretora do SSPMI, Angelina Loiola explicando o reajuste salarial.

Na noite de quinta-feira passada (12/05) às 19:00 hs, houve uma reunião frustrada entre o sindicato dos servidores públicos municipais de Independência juntamente com a Associação dos Professores Municipais (APROFI), para a reunião foram convidados todos os vereadores de Independência e, principalmente, a comissão de educação da Câmara de Educação, a reunião aconteceu na câmara municipal de Independência.

A Comissão de Educação de Independência é formada pelos vereadores Cion Louro, Alexsandro Pacifico e a Vereadora Rita Rosaneide, o tema principal da reunião era para discutirem o projeto de Lei que altera a tabela salarial do magistério já que existe uma perda considerável para os professores graduados e pós-graduados PEB II e PEB III, pois existe o direito adquirido quando o percentual do médio para o graduado era de 8% e caiu para 3%, o que se caracteriza uma afronta ao dispositivo federal(CF art. 5º Inc. XXXVI, art. 7º VI, art. 37 XV).

A reunião foi frustrada em função dos vereadores Cion Louro e Alexsandro Pacifico, membros da Comissão de Educação não comparecerem para o debate sobre o futuro da Educação de Independência.

“Como representante das entidades representativas da categoria (SSPMI e APROFI) avaliamos um total desrespeito para com os servidores que ficaram em pé em frente à câmara municipal, pois a mesma estava fechada, o presidente da câmara (Geraldo Cavalcante) ainda argumentou e chamou a atenção das entidades por terem marcado a reunião para aquela casa. Argumento que REPUDIAMOS e queremos tornar público o acontecimento, pois a Câmara municipal de Independência é para ser a CASA DO POVO e não do presidente daquela casa” lamentou o Sr. Oriel de Sousa – Diretor do Sindicato dos Servidores de Independência.

Professores decepcionados com a Comissão de Educação de Independência.

De Acordo com os presidentes dos Sindicatos dos Servidores e a APROFI informaram que já fizeram vários pronunciamentos na sessão na tentativa de esclarecer o descontentamento com relação ao reajuste proposto pelo poder executivo que ao longo dos anos vem desvalorizando gradativamente os nossos profissionais da educação. Na ocasião o Sindicato dos Servidores fez a denuncia naquela casa com relação à não atuação do conselho do FUNDEB, onde a presidente é uma pessoa que tem parentesco ou afinidade com o prefeito o que não é permitido e que há mais de um ano não se reúne e não se sabe como é que o poder executivo está fazendo os gastos e a prestação de contas do dinheiro do FUNDEB, mais uma vez o descumprimento da Constituição Federal (O art. 37 da CF – A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, PUBLICIDADE e eficiência...)

Somente estiveram presentes na reunião do dia 12/05(quinta-feira) os vereadores Geraldo Cavalcante, Cinara Pedrosa, Gonçalo, João Alceu, Rita Rosaneide e Diassis Vieira e um grande número de professores decepcionados e no anseio de terem os seus direitos respeitados.

O sindicato e a aprofi apresentaram detalhadamente a perda que vem se dando ao longo do tempo com relação aos professores do PEB II e PEB III. Não compareceu nenhum representante da secretaria de educação para pelo menos ouvir os anseios da categoria, já que o senhor secretário diz que já ultrapassou os 60% no entanto o SSPMI e APROFI mostraram dados e dispositivos da lei do FUNDEB para que se possa pagar o que a categoria merece e que o PCCR já garantiu no ano passado.

A LEI Nº 11.738/08 diz: Art. 4o A União deverá complementar, na forma e no limite do disposto no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e em regulamento, a integralização de que trata o art. 3o desta Lei, nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.

§ 1o O ente federativo deverá justificar sua necessidade e incapacidade, enviando ao Ministério da Educação solicitação fundamentada, acompanhada de planilha de custos comprovando a necessidade da complementação de que trata o caput deste artigo.

Por tanto se não existe nada irregular na prefeitura de Independência e estão aplicando de forma correta os recursos do FUNDEB, então, por que não pagar o que os professores merecem?

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Independência

Rua das Pedrinhas, s/n – Centro.

Fone:(88) 92039782

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Semana Nacional de Museus - Visite a Fundação Senhor Pires.


Fundação Senhor Pires, espaço de cultura e educação.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Neste ano, a 9ª Semana Nacional de Museus ocorrerá entre os dias 16 e 22 de maio,quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno de um mesmo tema, Museu e Memória.

O tema adotado é fonte de inspiração para reflexão e práticas museais. Nos mais de três mil museus brasileiros, estão representadas memórias individuais e coletivas, familiares e étnicas, locais e nacionais, artísticas e científicas. O trabalho com a memória implica o reconhecimento do seu caráter seletivo, eletivo e, portanto, político. É nesse sentido que se pode dizer que, ao se trabalhar com a memória, os museus operam como quem edita, corta, recorta, cola, mistura, oculta, revela, enfatiza e esquece.

A memória, voluntária ou involuntária, não tem caráter científico e não tem correspondência direta com a verdade. A memória é composta de lembranças e esquecimentos, incluindo invenções e ficções. Trabalhar com a memória é lidar com o esquecimento.

INDEPENDÊNCIA

MUSEU MARIA ADÉLIA DE SABOYA

RUA JOAQUIM MOTA, 73 - PRÉDIO – CENTRO.

fspires@hotmail.com

Tel:(88) 3675-1044 (88) 9247-9557

17/05/2011 a 20/05/2011 – 09h a 17h

EXPOSIÇÃO - 200 anos de fé e devoção a Padroeira Sra. Santana

Local: Sede da Fundação Senhor Pires

17/05/2011

EXPOSIÇÃO - Documentos históricos e fotografias

Local: Sede da Fundação Senhor Pires

19/05/2011 e 20/05/2011

OFICINA - Contação de história

Local: Sede da Fundação Senhor Pires

20/05/2011

LANÇAMENTO - Livro de Dados, história.

Local: Sede da Fundação Senhor Pires



quinta-feira, 12 de maio de 2011

Xô preconceito!

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

A flamenguista preconceituosa @_AmandaRegis, que demonstrou ódio contra os nordestinos vai se dar mal. A OAB-CE entra hoje com medida judicial e notícia crime contra a internauta por crime de injúria qualificada e discriminação. O Ministério Público de Pernambuco já recebeu denúncia protocolada sob o número 398578 por uma pessoa de Santa Catarina contra a invejosa que não sabe perder.

Amanda ficou “possessa” com a desclassificação do time carioca para uma equipe do Nordeste, o Ceará, na Copa do Brasil e postou, logo depois da partida Ceará 2 X 2 Flamengo, sua ira pela derrota. Não demorou muito para @_AmandaRegis postar: “Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é à toa que não gosto desse tipo de raça”. A frase caiu como um raio na rede e começou a chover ataques contra a jovem preconceituosa.

O resultado dessa infeliz postagem foi parar em poucos minutos na lista dos primeiros colocados do Trends Topics Brasil (TTs). As hashtags #orgulhodesernordestino, #AmandaRegis, #gentediferenciada, #MayaraPetruso e #Nordestinos, criadas por muitos internautas em resposta ao comentário infeliz estão entre os mais populares do microblog nesta manhã.”

Amanda está sendo considerada a nova Mayara Petruso. A estudante de direito que falou contra os nordestinos no twitter.

É o seguinte, Amanda: o Vozão ganhou dentro de campo e com todas as honras! Caixão para o urubu. Sem falar que não podemos aceitar esse tipo de preconceito em nosso País. Merecemos respeito, independente de qual região que nascemos! Futebol é uma paixão nacional, que não deve gerar ódio e distaciamento entre os brasileiros! A PAZ é PRIMORDIAL!

Saudações alvinegras - Flávio Paiva

Os clubes de futebol, como tudo o que tem história, são criados, se desenvolvem, alguns desaparecem e outros conquistam vida longa e renovada, como o Ceará, que em 2014 chegará aos 100 anos de fundação, com uma torcida solar rejuvenescida no claro e escuro do tempo. O futebol se manifesta com jeito próprio entre encantos e desencantos vindos desde as mais puras fantasias de nossas infâncias.

Escolher um time é definir-se como parte de uma torcida, onde as regras da racionalidade não se aplicam. Torcer é algo muito subjetivo, que depende de diversos fatores, dentre os quais a boa fase vivida pelo time no momento em que se desperta para o esporte, além de suas próprias representações simbólicas. O direito à experiência de torcer, de ter ídolos, de partilhar sentimentos comuns com anônimos, assumindo os percalços e encantos que isso significa é engrandecedor.

Movido por essa compreensão, mesmo sendo torcedor do Ceará, procurei não forçar a preferência dos meus filhos na escolha dos seus times. O risco foi grande, considerando a má fase do Vovô nos últimos anos. Cheguei a ir ao estádio com eles, ora em jogos do Ceará e ora em partidas do Fortaleza, neste caso, atendendo a demandas provocadas por alguns dos seus amigos de escola. Ficou nisso por um período, o que foi importante para eles começarem a demonstrar interesse pelo caderno Jogada, a ver alguns jogos pela televisão, inclusive das ligas internacionais, e a comentar os resultados das partidas.

Quando percebi estava lá, o meu filho mais velho, o Lucas, de 11 anos, querendo ir ao estádio torcer pelo time escolhido por seu coração alvinegro. Desde o ano passado que passamos a ir ao estádio com mais frequência. No dia do meu aniversário, eles me deram de presente uma camisa oficial do Ceará. O mais novo, o Artur, de 9 anos, foi cúmplice na escolha do presente, mas fez questão de ressaltar que não é Ceará, nem Fortaleza, nem Horizonte, nem Guarani... Apenas gosta de jogar futebol, de disputar campeonatos em videogames e de ver as melhores jogadas na televisão.

Dois anos atrás era mais ou menos essa a posição do Lucas. Cada qual tem o seu tempo, por isso não dá para especular que decisão tomará o Artur. Enquanto isso, Lucas e eu estamos adorando a experiência única do abraço de desconhecidos que se reconhecem pela força do preto e do branco, onde a emoção fica mais à vontade. Tem sido muito rica para nós a vivência da psicologia da multidão, das filas para comprar o ingresso e para entrar no estádio, da arquibancada com pipoca, água mineral, palavrão e o "Uhhh!" uníssono provocado pela jogada que não se completou. E, claro, da explosão do gol.

Na partida final do campeonato cearense, realizada domingo passado (8/5) no estádio Presidente Vargas (PV), entre Ceará 5 x 0 Guarani (J), que deu o título de campeão arrastão ao Vovô, apreciamos algumas manifestações que ilustram bem a diversidade da comunicação nesse ambiente de diversão e catarse. Encontramos uma expressão autêntica da nossa molecagem logo que chegamos ao estádio e vimos um cartaz com a foto do Bin Laden vestindo a camisa do Fortaleza, no qual se lia os seguintes dizeres: "Confirmado, Bin Laden morreu de desgosto".

Do riso, saímos para a vaia, quando antes do início do jogo, observamos a colocação no círculo central do campo de uma propaganda da Pepsi, com as cores vermelha, azul e branca - que caracterizam aquela marca de refrigerante - associada pela torcida à bandeira do Fortaleza. Não deu outra: vaia geral. Nas arquibancadas, além da recusa do torcedor de consumir o produto daquela "publicidade tricolor", o enredo voltou-se para a falta de sensibilidade de um marketing que poderia muito bem evitar esse tipo de reação da torcida simplesmente reproduzindo a logo na sua aplicação em preto e branco.

Dentre os episódios que só é possível experienciar estando no estádio, um dos que acho mais curiosos é quando o torcedor fala baixinho com o jogador que está fisicamente no campo distante, em uma comunicação quase silenciosa: "Fernando Henrique, você me orgulha"; "Vai, Nicácio, mostra que tu é mesmo artilheiro"; "Olha, Geraldo, o Osvaldo está sozinho"; "Chuta, chuta, Thiago Humberto!"; "Ei, Mancini, bota alguém para ajudar o Iarley"... Nesses momentos o torcedor conversa sozinho, em uma situação de transferência, mas desconfio que de alguma forma o atleta escuta seu sussurro perdido na zoadaria do estádio.

A arena de esportes é um lugar de criação e de recriação conjunta, um espaço de interações. A coeducação desportiva não se resume ao preenchimento dos motivos que aproxima as pessoas nas arquibancadas; ela possibilita o exercício de diferentes modos de ver, pensar, sentir e dizer do mundo entre vozes recatadas e expansivas. Neste aspecto, gosto de acompanhar meu filho se constituindo pelos significados do crescimento social, seus movimentos em busca de ser o que é potencialmente. Sem contar que o tempo dele é também o meu tempo nessa prazerosa articulação intergeracional.

Uma das características que aprendi a apreciar no futebol é que em torno da bola há um pacto de contraversão por meio do qual nada pode ser afirmado sem levar em consideração o contraditório. Chamar o juiz de ladrão? Pode. Dizer que o técnico é vendido? Pode. Acusar o atleta de mascarado? Pode. Xingar a mãe do presidente do clube? Pode. São gritos que não necessitam de provas para serem bradados, simplesmente porque as acusações não precisam ser reais para lhes dar motivo. Na torcida, todos podem impor suas razões, sabendo que dificilmente alguém as acatará.

Fora das linhas do campo, o combustível do futebol é o falatório, a novelização, o elogiar e o esculhambar. Tudo o que acontece em uma partida nos afeta instantaneamente, nos faz chutar o nada, nos irrita, nos levar a cantar de alegria e a dizer palavrões. Vestir a camisa do time é vestir a partida inesquecível, a decisão dramática, o lance marcante. Tenho predileção por jogo bonito, bem jogado, elegante e raçudo ao mesmo tempo. Prefiro perder uma partida bem disputada que ganhar jogando feio, com movimentação travada, em busca apenas do resultado.

Da arquibancada do estádio ao sofá de casa, o torcedor contempla, vibra, lamenta e chora porque mais do que pelo resultado do jogo, ele torce também por si, pelo seu repertório de reações e capacidade de traduzir a partida em um idioma de universalidade. Esse me parece ser o grande segredo do futebol. Não é à toa que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) tem mais países filiados do que a Organização das Nações Unidas (ONU), em um placar de 208 x 192. O futebol faz a grande liga de nações em um tipo de congraçamento que transpassa culturas, ideologias, situações políticas e condições econômicas.

Torcer é como nadar e andar de bicicleta, quem aprende nunca esquece. A criança sonha em ser jogador e se vê realizando os lances mais espetaculares. Na arquibancada, troca passes com o adulto, no tempo em que este também sonhou assim. E mesmo que um se projete no futuro e o outro se traga do passado, o encontro acontece no presente. O abraço do pai e do filho na hora do gol é o abraço de quem já passou por isso com quem está descobrindo a emoção de torcer. Cada lance é um lance, cada vibração uma vibração, um olhar, um gesto, uma identidade que se pronuncia. E viva o Ceará, campeão de 2011, com palmas especiais para o Dimas Filgueiras, que uniu caráter, competência e compromisso na revitalização do coração alvinegro.


terça-feira, 10 de maio de 2011

E.E.F.M Profª Maria Júlia Fialho: 132 inscritos

E.E.F.M Profª Maria Júlia Fialho, exemplo de incentivo à leitura.

No último dia 29 de abril encerraram as inscrições do III° Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva, o tema é “a mais bela historia que já ouvi...” para alunos nas escolas públicas e particulares no município, de 12 a 17 anos que estejam matriculados nas escolas, as inscrições foram feitas nas escolas.

O objetivo do prêmio é incentivar a leitura e, principalmente, a valorização de novos escritores, serão aceitos trabalhos nas categorias: Crônica, Conto, Poesia e Literatura de Cordel, como forma de estímulo à liberdade criativa, podendo a premiação do 1º, 2º e 3º lugares ser em uma só categoria ou em categorias variadas, de acordo com a decisão irrevogável do Júri.

Para o 1° colocado a premiação é um computador, a E.E.F.M Profª Maria Júlia Fialho foi a que teve mais alunos inscritos, segundo o diretor e Professor Francisco Amaro “ A escola tem vários projetos de leitura, nossos alunos estão cada dia mais gostando da leitura. Temos uma ótima freqüência de alunos em nossa biblioteca.”


Abaixo a relação das escolas e a quantidade de alunos inscritos:

E.E.F.M Profª Maria Júlia Fialho – 132 alunos inscritos;

Escola Agrícola Dom Fragoso – 72 inscritos;

E.E.M Dep. Jerônimo Alves de Araújo – 67 inscritos;

E.E.F. Abigail Antunes Marques – 58 inscritos;

E.E.F José Ferreira do Santos – 56 inscritos;

Escola Coração de Maria – 33 inscritos;

Escola Pequeno Príncipe – 26 inscritos;

Ginásio Santana – 15 inscritos.