quinta-feira, 28 de abril de 2011

PC do B em Independência poderá ter candidato a prefeito em 2012.

Empresario Manoel Pompilio em visita a Biblioteca Estação Leitura.

Esteve na sede da ONG História Viva, em visita ao Espaço Cultural, o empresário e presidente do PC do B de Independência, Sr. Manoel Pompilio, aproveitou para conhecer os trabalhos de incentivo à cultura e a educação que a entidade mantém para os jovens independencianos. Propôs–se a ajudar a entidade do que for preciso.

Em entrevista ao BLOG da ONG, falou sobre a política local e a pretensão do partido para 2012. Para Manoel Pompilio, O PC do B de Independência provavelmente vai ter candidato a prefeito de Independência em 2012. Essa foi uma decisão tomada pela direção municipal do partido, que se reuniu no fim de semana, na sede do partido, localizado na Rua das Pedrinhas, para discutir eleição municipal.

Ficou acertado ainda que o PC do B trabalhará para ter candidatos ao cargo de vereador. Manoel Pompilio, ainda jovem e com muita experiência, é empresário e disputou uma eleição difícil, contra lideranças que contaram com o apoio das principais autoridades do município e muitos partidos aliados em torno dos outros dois oponentes, inclusive o atual prefeito, que acabou sendo reeleito.

Para o presidente, ainda é cedo “ Temos que fazer nossa convenção para eleger uma nova direção do partido,é em 2012 podemos até fazer uma coligação. O que eu quero é o bem do município” comentou o empresário.

Segundo Manoel Pompilio, o PC do B de Independência avançou politicamente na disputa proporcional e majoritária em 2008, projetando o partido e novas lideranças para futuros embates eleitorais, dando maior visibilidade ao partido e adquirindo o respeito e admiração de setores importantes da sociedade.

“Estamos iniciando uma grande campanha de filiação, de caráter municipal, para nos colocamos em melhores condições de disputa para 2012, reforçando ainda a atuação nos movimentos sociais e na educação.” Destacou Manoel Pompilio.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Projeto “Leitura não tem idade”

A Leitura deve nos acompanhar por toda a vida, ocupa os momentos ociosos e é entretenimento. Não há limite de idade para sorrir, expressar os sentimentos e ser feliz. Leitura sem compromisso e por prazer, esta é a proposta do projeto.

A ONG História Viva em parceria com o escritor Laé de Souza(SP) lança em Independência o Projeto “Leitura não tem idade” é aplicado a Terceira Idade, pessoas acima dos 45 anos. Todos os participantes do projeto recebem um livro do escritor Laé de Souza. Após a leitura, respondem um questionário sucinto e em seguida receberão outra obra do mesmo autor. A distribuição dos livros aos participantes será coordenada pela ONG História Viva, os livros serão fornecidos gratuitamente.

Os livros do escritor Laé de Souza: “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Acontece...”, “Espiando o mundo pela Fechadura”, “ Acredite se Quiser” e “Coisas de Homem & Coisas de Mulher” todos os livros são crônicas e retratam histórias do cotidiano numa linguagem bem-humorada, rica e de fácil entendimento.

O participante que quiser fazer parte do grupo de leitura deverá entrar em contato com a ONG História Viva.

Estação Cultural História Viva

Rua Cícero Justino, 140 – Batalhão

Fone: 92479550 – 99969026

onghistoriaviva@bol.com.br

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ONG e Paróquia disputam posse de prédio

FONTE: JORNAL O POVO - 25 DE ABRIL DE 2011
Rita Célia Faheina
ENVIADA A INDEPENDÊNCIA

ritacelia@opovo.com.br


A disputa do prédio é entre a ONG História Viva e a Paróquia de Independência. A ONG diz que a antiga estação foi cedida pela RFFSA e a Paróquia diz que o órgão apenas devolveu o terreno que antes era da igreja.

O prédio foi reformado. No local, voluntários da sede e distritos de Independência, no Sertão cearense, cuidam da biblioteca comunitária, da promoção de eventos culturais e, todo fim de semana, exibem um filme para a comunidade. Essa é a rotina da Organização Não Governamental (ONG) “História Viva”, que há três anos funciona na antiga estação ferroviária da RFFSA.

Mas há uma disputa pelo prédio e terreno onde está sendo construído pela ONG, um espaço destinado para apresentações de teatro, capoeira e aulas de flauta. A Paróquia de Independência reivindica a área que, segundo o padre Manoel Machado, é de propriedade da igreja, pois foi cedido pelo Exército Brasileiro. Já o presidente da ONG História Viva, Ricardo Assis, garante que foi dado um termo de concessão da RFFSA, em 2007, para que o prédio fosse usado com fins educacionais e culturais.


“De imediato, o juiz local deu uma liminar contra nós. Teríamos que devolver o prédio construído e reformado para a Paróquia, pois o padre (Manoel Machado) foi falar com o juiz. Mas fomos até ele e explicamos toda a proposta da ONG História Viva de preservação e incentivo da cultura. Foi quando o Juiz determinou a proposta de R$ 8 mil para pagarmos à Paróquia que ainda não deu a resposta se aceitava ou não”, explica Ricardo Assis. Ela acrescenta que, de imediato, a ONG não dispõe desse dinheiro.


O padre Manoel Machado conta que a Paróquia era proprietária dos terrenos onde foi construída a estação da RFFSA. Quando houve a extinção da via férrea em Independência, nos anos 80, o órgão federal fez um documento entregando os prédios maiores que tinham sido construídos na área e muitos estavam deteriorados. Segundo o sacerdote, o prédio da estação (atualmente sede da ONG), foi cedido pela Paróquia à Prefeitura que mantinha, no local, a banda de música. “Mas o prédio foi ocupado e oficializada a ONG (História Viva)”, completou.


Padre Machado diz o prédio foi descaracterizado, pois com a reforma retiraram as telhas e colocaram amianto e também está sendo construída uma área nos fundos da antiga estação ferroviária. “Queria que houvesse uma entidade que cuidasse da estação como ela era, sem intervenções. A paróquia não tem como manter”. Ele disse ainda que a igreja não deseja vender o prédio.


Ricardo Assis explica que o telhado do prédio, por ser muito antigo, tinha goteiras e seria necessária uma boa estrutura, por isso foi colocado amianto. A reforma, que inclui ainda a pintura e outros detalhes, foi possível graças ao prêmio que ganharam do Governo do Estado (Prêmio Mais Cultura de Apoio às Bibliotecas Comunitárias do Estado do Ceará). Ele disse que aguarda uma decisão da Paróquia.


O estudante Antônio Jordan aprova o material da ONG. “Sempre venho aqui para fazer pesquisas. Tem um material muito bom”, afirma ele, ao lado do amigo Matheus Soares.


O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A Organização Não Governamental História Viva, com sede no antigo prédio da Estação de Trem de Independência, incentiva a leitura, cultura e lazer. No prédio funciona a biblioteca comunitária e um cine clube. São exibidos filmes nos fins de semana para a comunidade.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Senhor das Águas completa 89 anos

Joaquim Augusto Bezerra foi prefeito, vereador, tabelião e agora escritor. Dedica seu tempo em escrever a história do município de Independência, terra que tanto ama.

Nascido no povoado simples de Aroazes (hoje município na cidade de Valença) do Estado do Piauí, no dia 24 de abril de 1922, filho de pais agricultores humildes, o Sr. Cícero Rodrigues Bezerra e D. Ana da Silva Mota, criaram seus filhos com honestidade e com temência a Deus, dando-lhes uma educação simples, mas com eficiência, sempre respeitando os seus semelhantes.

Residiu em Aroazes até novembro de 1934, quando percebeu que deveria sair em busca de um futuro melhor, ainda jovem com apenas 11 anos saiu para enfrentar o mundo como ele mesmo diz, e mudou-se para a localidade de Água Comprida no município de Tauá, atualmente município de Parambú, onde residiu até setembro de 1939, tendo concluído seus estudos no Ginásio Valdemar Machado.

Na cidade de Tauá, morando na Rua João Pessoa, s/n, alistou-se na Junta Militar no ano de 1942, exercendo varias atividades. Foi comerciante e Fiscal Geral da Prefeitura Municipal de Tauá em 1942. Competente e amigo de todos, ainda jovem foi convidado a ingressar na política, dando inicio a história de umas das personalidades políticas mais importante da Região dos Inhamuns, começando carreira política promissora. Em toda sua vida foi obstinado em tudo que fez, e ao longo dos anos recebeu dos amigos do meio político o apelido de “Homem de Visão”.

Ainda jovem, foi Subprefeito do município de Parambu, exercendo o cargo com dignidade e honestidade até 29 de novembro de 1945, conseguindo realizar várias obras e fazer amizades que permanecem nas lembranças de todos em Parambu até a atualidade.

Afeto a muitas atividades deu inicio ao exercício no Cartório de 1º Oficio em Tauá, que pertencia ao Sr. José Lúcio do Nascimento que viria a ser seu sogro, quando contraiu matrimonio com D. Carlota Lúcio Bezerra casaram-se no dia 28 de fevereiro de 1942.

Com a família constituída, continuou na batalha, sempre em busca de dias melhores, não desistindo nunca de lutar, mergulhou nos estudos, sabendo que o estudo era a única saída honesta para uma vida economicamente viável. Inscreveu-se no concurso para Tabelião, submetendo à prova do concurso no dia 9 de novembro de 1946. À principio seria um concurso difícil, pois, havia até bacharéis em Direito e outros mais capazes inscritos no concurso. Não temendo os Doutores e confiante em sua capacidade, obteve êxito almejado, logrando o 1º lugar na prova para Tabelião em Independência.





segunda-feira, 18 de abril de 2011

10o. INTER MASTER: SEGUNDA FASE: Confrontos

A Segunda Fase do 10o. Inter Master da LIGAFFI começa no próximo dia 30 de abril, quando teremos seis confrontos tipo Copa do Brasil. Haverá quatro jogos de ida e volta e dois jogos decisivos em uma só partida, pois suas sedes(cidades) ficam distantes há mais de 200 KM . Caso as equipes dos confrontos diretos, Independência x Meruoca e Itapajé x Limeiro do Norte, desejem jogar mesmo os dois jogos, também podem, desde que haja unânimidade de pensamento, e nos enviem um email informando que desejam jogar os jogos de ida e volta, igual aos outros. Lembrando que um jogo só vale como dois jogos em termos de pontuação.

Dia 30 de Abril de 2011

SOMENTE UM JOGO:

Jogo talvez em Nova Russas

INDEPENDÊNCIA X MERUOCA

Jogo talvez no Clenilsão em Horizonte

LIMOEIRO DO NORTE X ITAPAJÉ

Jogos de Ida - 30.04

JG METALÚRGICA X CHOROZINHO

Local: Estádio Dr. Thauzer Parente

JAGUARUANA(SANTANA) X SELEÇÃO MASTER EUSÉBIO

Local: Indefinido

MONSENHOR TABOSA(SELEÇÃO) X RERIUTABA

Local: Estádio Municipal de Monsenhor Tabosa

CATUNDA X NOVA RUSSAS(VITÓRIA)

Local: Estádio Municipal de Catunda

Jogos de Volta - 07.05

CHOROZINHO X JG METALÚRGICA

Local: Indefinido

SELEÇÃO EUSÉBIO X JAGUARUANA (SANTANA)

Local: Estádio Municipal do Eusébio

RERIUTABA X MONSENHOR TABOSA

Local: Estádio Municipal Silveirão

Dia 08 de Maio de 2011

NOVA RUSSAS X CATUNDA

Local: Estádio Municipal Mouraozão


sexta-feira, 15 de abril de 2011

CNEC – UMA ESCOLA EXEMPLAR

No dia 6 de dezembro de 1969, foi fundada a Escola Técnico de Independência e em 12 de janeiro de 1970 foi criado a Diretoria Administrativa como Diretora a Srª Maria Altair Américo Sabóia que teve a aula inaugural palestrada pelo Pe. José Jacques Moura, com 32 alunos no Ginásio Santana, a aula foi noturna.

Devido algumas dificuldades financeiras o curso passou a funcionar na Escola Duque de Caxias cedida pelo Major Celso Viana de Araujo, então comandante da 2ª CIA do 4º Batalhão de Engenharia e Construção de Independência.

A CNEC ao longo dos anos sempre proporcionou eventos para adquirir recursos para ampliação do prédio. Entre os eventos a tradicional Rainha do Milho que iniciou no ano de 1973.

A CNEC foi um marco histórico educacional e cultural de Independência. Personalidades que contribuíram para uma educação de qualidade para o município.

v Maria Altair Américo Sabóia;

v Joaquim Augusto Bezerra;

v Maria Hosana Pires de Sabóia;

v Cacilda Sales;

v Francisco Amadeus Marques;

v Francisca Hosanira Macedo Pinto.

E outros mais que com esforços e dedicação deram ao município uma educação, uma disposição moral e intelectual.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

COMEÇA ASSIM... Saudades...

No ano de 1997, alguns jovens residentes na Rua Ana Nery, bairro Liberdade (antigo rabo da gata) na cidade de Independência, decidiram formar um grupo folclórico, esses jovens além de serem vizinhos, amigos de infância, alguns eram também colegas de aula na CNEC, fatores que até hoje contribuem com a caminhada do grupo. O objetivo inicial era participar das festividades das escolas, gincanas e outros eventos culturais, mas principalmente, FESTA JUNINA, esse sempre foi o maior objetivo. Foi decidido que o nome do grupo seria: GRUPO DE JOVENS DA ANA NERY.

A nossa primeira atividade foi em 1997, na gincana de 01 ano da FM COMUNITÁRIA INDEPENDÊNCIA, apresentamos peças teatrais, paródias, danças, fizemos um painel numa parede, além de arrecadar CD’S para a emissora que completava um ano. Nessa gincana muitas pessoas participaram mais algumas nunca se firmaram como membros do grupo. Vencemos a gincana e ganhamos como prêmio um passeio para Fortaleza.

Então, cumprindo nosso objetivo principal, em 1998 formamos o Arraiá da Ana Nery, começamos a ensaiar no mês de maio no pátio da Secretaria de Ação Social, e de cara, nosso primeiro problema, era muito grande o número de pessoas que compareceu para ensaiar, muita gente, de várias ruas. Ensaiamos uma ou duas vezes, mas não cabia no espaço, então reunimos os principais integrantes, no futuro, A COORDENAÇÃO do grupo, fizemos uma reunião para solucionarmos o problema,(essa foi a primeira de centenas de outras, tudo aqui sempre foi decidido em conjunto), chegamos a conclusão que deveríamos formar duas quadrilhas; o Arraiá da Ana Nery e o Arraia do Mandacaru, as pessoas mais próximas ficariam no Ana Nery, as demais, no Mandacaru.

Assumiríamos o compromisso de ensaiarmos o Mandacaru, e ele sempre participar dos festivais junto com a Ana Nery. Essa reunião aconteceu na casa do Bida (in memória), quando abrimos à porta, a Ana Nery estava cheia de gente, aquelas pessoas que sentiam que seriam tiradas, principalmente as meninas, cuidaram de trazer as mães para nos inibir da decisão.

Os homens também estavam lá. Gente da rua 70, da Horácio Falcão, até da Ferrolândia que na época tinha a melhor quadrilha de rua, na nossa opinião. Não teve jeito demos a notícia pra todos os presentes, dissemos quem ficaria na Ana Nery e quem iria para a outra, os que foram para o Mandacaru, sentiram-se excluídos e começaram a chorar, outros nos criticavam, jogavam pragas, foi um verdadeiro tumulto. Inexperientes, não sabíamos como solucionar aquele problema, que tinha seu lado positivo, os jovens queriam ser do Arraiá da Ana Nery, mesmo sem nunca terem visto. Ah, tinha uma moça da Ana Nery que foi colocada para o Mandacaru. Que no futuro seria um destaque no Grupo, foi dispensada, considerada muito criança ainda. Fizemos uma nova reunião, decidimos que não teria Mandacaru, tiramos os 12 pares necessários e os demais, que quisessem, seriam suplentes, podendo participar dos ensaios e a qualquer momento substituir alguém no caso de uma necessidade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seleção de Independência 0 X 1 Vitória (N. Russas)

A Seleção de Independência perdeu para o Vitória (Nova Russas) na tarde deste sábado (10) por 1 x 0, para a tristeza dos torcedores que compareceram ao Carneirão (Independência ). O jogo foi válido pela 4ª rodada do 10ª Intermasters da Ligaffi.

Com a derrota, a Seleção de Independência permaneceu com 9 pontos e ainda é o líder, e está classificada para a 2ª fase da competição.

O JOGO

Independência e Vitória (N. Russas) fizeram um jogo fraco tecnicamente no primeiro tempo. As duas equipes estavam lentas em campo e somente aos 20 minutos do 1º tempo Independência sofreu um gol do time Vitória.

Independência apresentou um futebol burocrático, com um toque de bola lento e pouco ofensivo. Por isso, o técnico de Independência, tirou o volante Lindomar para a entrada do outro volante Maninho. Já o Vitória marcou bem o time de Independência e arriscou alguns contra-ataques, mas sem levar qualquer perigo à meta do goleiro Cid.

A Seleção de Independência não teve competência e o placar se manteve o mesmo até o fim.

CHAVE D


Times.....................PG..J..V..vfc..E..D..GP.GC..SG


1 - INDEPENDÊNCIA............9...5..2...2...1..2....4...3.....1
2 - N. RUSSAS(VITÓRIA).....9....5..2..1....2..1...5....2....3
3 - M.TABOSA(SELEÇÃO).....9....5..2..1....2..1...4....3....1
4 - M.TABOSA(Barcelona)....5....5..1..1....1..3..3.....8..-5


* Independência, Vitória e Seleção de Monsenhor Tabosa estão classificados.
* O Barcelona está sem chances de classificação.
* Independência recebe a Seleção de Monsenhor Tabosa, e o Vitória vai enfrentar o Barcelona.

Próximos jogos:


DIA 16-04 - INDEPENDÊNCIA X SELEÇÃO M TABOSA
DIA 16-04 - BARCELONA X VITÓRIA N RUSSA

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dr. José Edvando Bezerra incentiva à Leitura e a Cultura de Independência.

Dr. José Edvando Bezerra é um exemplo da frase do escritor e historiador Euclides da Cunha que disse “o nordestino antes de tudo, um forte” nasceu de uma família humilde no sertão cearense, já jovem partiu em busca de uma vida melhor. Dr. José Edvando Bezerra fruto de um ventre religioso, sempre buscou na fé em Deus ajudar ao próximo e, principalmente, seus conterrâneos cearenses e independencianos.

Na infância até a adolescência foram tempos difíceis para a família e para o jovem Edvando, uma solução urgente precisava ser encontrada. Foi então que partiu em busca de um futuro melhor, sempre teve uma educação familiar exemplar, filho de Joaquim Augusto Bezerra e Carlota Lúcio do Nascimento. Viu no pai um exemplo, Joaquim sempre está lendo ou escrevendo algo, foi através do pai que o Dr. Edvando Bezerra teve a paixão por livros.

Ao chegar à cidade grande, logo se formou em Economia. Mesmo longe de seu município nunca esqueceu os conterrâneos.

Doações de livros

Preocupado com a educação de seus conterrâneos, o Dr. Edvando Bezerra patrocinou a doação para a Biblioteca Comunitária Estação Leitura, aproximadamente 31 caixas de livros, estima-se que seja mais de 1.000 livros. Com essa atitude de cidadania, certamente irá beneficiar as comunidades e os alunos das escolas públicas do município de Independência. Os livros irão fazer um enorme trajeto de Salvador/BA a Fortaleza/CE e posteriormente para Independência.

“Para mim é um orgulho ajudar ao povo de minha terra amada, através das doações dos livros espero de alguma forma ajudar meus conterrâneos” comentou o Dr. José Edvando Bezerra ao Blog da ONG História Viva.

Enciclopédia Joaquim Augusto Bezerra

Nascido no povoado simples de Aroazes (hoje município na cidade de Valença) do Estado do Piauí, no dia 24 de abril de 1922, filho de pais agricultores humildes, o Sr. Cícero Rodrigues Bezerra e D. Ana da Silva Mota, criaram seus filhos com honestidade e com temência a Deus, dando-lhes uma educação simples, mas com eficiência, sempre respeitando os seus semelhantes.

Joaquim Augusto Bezerra profundo conhecedor da história da região dos Inhamuns foi prefeito, vereador, tabelião, vice-prefeito e escritor, autor do livro 130 anos de permuta entre Piauí e Ceará. Dedica seu tempo em escrever a história do município de Independência.

Amado pelo povo independenciano recebeu o titulo carinhosamente dos conterrâneos de “Senhor das Águas” foi o principal articulador da construção dos açudes Barra Velho e Jaburu II.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sindicato dos Servidores Públicos de Independência elabora proposta de Plano de Cargos e Carreiras

O Sindicato dos Servidores de Independência tomou pra si a responsabilidade de apresentar à Prefeitura um Plano de Carreira para os servidores de todas as áreas municipais. Desejamos que a conquista dos professores também se estenda aos demais servidores. Ou seja, não teremos apenas os professores com seu Plano de Carreiras, mas todas as categorias de Independência, como Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo e Agente Administrativo, merendeiras, motoristas, Auxiliar de Secretaria, Agente de Endemias, Agente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Monitor, entre outros cargos.

O Sindicato acredita que o Plano de Carreira a ser proposto para a administração deve ser construído de forma participativa. Para tanto, já realizou vários encontros com os funcionários sobre o tema, resultando a formação de um grupo de representantes. Como continuidade, terá uns vários outros encontros, quando os representantes já indicados e outros que desejem participar irão discutir propostas para melhoria das categorias de servidores.

Já foram feitos alguns Informativos para prestar informações dos trabalhos que o Sindicato vem realizando, bem como prestar esclarecimentos sobre o que é um Plano de Carreira. “Ainda, queremos que os maiores números de servidores estejam envolvido com essa nova bandeira de luta do Sindicato” comentou o presidente do Sindicato Sr. João Faustino. Ter um Plano de Carreira significa maior reconhecimento e valorização enquanto profissionais, possibilitando distanciar questões subjetivas relacionadas àqueles que estão de forma passageira na gestão municipal.

Portanto, cada servidor precisa buscar entender e ter informações sobre o Plano de Carreira.

CAMPANHA SALARIAL

Foi lançado no dia 19 de Janeiro a Campanha Salarial 2011, realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Independência– SSPMI. Entre as pautas, garantir ganho real de salário baseado com reajuste nacional, para todos os servidores; Instituir o PCCS a todas as categorias (Saúde, Aux.de Serviços Gerais, Garis) Há também demandas específicas, como o pagamento dos salários dos servidores no 1º dia útil do mês subsequente, (inclusive dos prestadores de serviços), criar um calendário para licença prêmio e implementar de forma efetiva o PCCS do magistério.

Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Independência.

João Faustino – Oriel de Sousa – Angelina Andrade – Rosa Gonçalves.

Mais informações:

Sede do Sindicato dos Servidores Municipal

Rua das Pedrinhas, S/N – Centro

Fone: (88) 92039782




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Independência 3 X 0 Barcelona

A Seleção de Independência manteve postura ofensiva durante toda a partida e venceu o Barcelona por 3x0 na tarde deste sábado(02/040, em partida que encerrou a 4ª rodada. Apesar dos erros de finalização, a Seleção Independenciana insistiu e acabou aproveitando as falhas da zaga do time do Barcelona.

No primeiro tempo, apesar de ter enfrentado forte marcação, a Seleção de Independência partiu ofensivo contra o Barcelona. Já no primeiro tempo surgiu a oportunidade de gol para o time da Independência. E assim foi todo o jogo, Independência deu um show de bola vencendo o Barcelona por 3 X 0. Já estamos na segunda fase.

02/04/2011 15h30 Monsenhor Tabosa
MONSENHOR TABOSA(BARCELONA)1x3 INDEPENDÊNCIA
ÁRB: REGINALDO LAUREANO
ASS.01: FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA(MT)
ASS.02: ANTONIO SOUSA ENDES(MT)
DELEGADO: JORGE COSTA

gols: valdek, césar e rogério para Independência e Anieto para o Barcelona

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Talivia Sabóia – Leitora Nº. 1

Uma das melhores leitoras da Biblioteca Comunitária Estação Leitura é a garota Talivia Sabóia, que ler em média 2 livros por semana. Sempre em busca de leitura e atenta a todos os livros novos que chegam à biblioteca. Acima de tudo, Talivia sabe que ler é importante. A leitura é uma atividade que permite desenvolver competências lingüísticas, vocabulário, capacidade de interpretação e estimula a criatividade. Por isso, sempre em busca de desenvolver seus talentos.

“Enquanto leio, imagino personagens, criando em minha mente os cenários em que se desenvolvem minhas aventuras e sempre me deixo envolver na própria imaginação que vivo” comentou Talivia Sabóia ao nosso blog.

Deixando de lado a televisão, Talivia Sabóia tem um modo único de viver em seu mundo imaginário. Um livro com uma pequena historia que seja, sempre tem tantas versões quantos os seus leitores. Contudo, poucos são os que ocupam o tempo livre com um livro.

“Tenho projetos para o futuro, e um dos meus projetos é escrever, sempre escrevo no meu diário. Colocar as palavras em um papel e direcionar a uma pessoa que se vai ler é um mundo mágico aos olhos de quem escreveu.” Comentou a leitora Talivia.

Desde pequena a brincadeira preferida de Talivia era ler, sempre educada e comportada na escola é vista como exemplo de boa aluna, comenta algumas educadoras da escola Pequeno Príncipe, onde estuda.

Para nós, que fazemos parte da Biblioteca Comunitária Estação Leitura é um prazer ter uma leitora tão dedicada e competente com a garota Talivia Sabóia.