quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ONG História Viva elege a Personalidade do Ano - 2010


A ONG História Viva elege a Srª Francisca Ozanira Macêdo Pinto a Personalidade do Ano de 2010. A cerimônia de entrega do Prêmio Saci - 2010 será no dia 14 de agosto, as 18h30min na sede da entidade – Espaço Cultura História Viva na antiga RFSSA.

Francisca Ozanira Macêdo Pinto nasceu no dia 20 de abril de 1935, na Fazenda Espírito Santo, filha de Antonio Lopes Pinto e Ana Macêdo foi batizado na matriz de Senhora Santana pelo Padre Elicio Mota. Viveu seus primeiros anos de vida na Fazenda Canto no município de Crateús em companhia de seus pais e quatro irmãos, são eles: Ozana, Oséas, Osaneide e Onésia.

Com 6 anos perdeu o seu Pai e sua mãe ainda jovem teve de enfrentar as dificuldades da vida e cuidar de seus cinco filhos. Mulher guerreira e sua fé em Deus encarou com determinação a vida. Aos 10 anos iniciou os estudos na cidade de Crateús Cursou o ensino fundamental na Escola Normal (hoje Regina Pacis) conseguiu o diploma de professora. Iniciou sua carreira profissional no Instituto Monsenhor Juveniano Barreto, em Parambu. Em 1957, junto com Padre Jacques Moura veio lecionar em Independência no Instituto Santana e na escola do 4º Batalhão de Engenharia. Tambem foi professora na Escola Maria Júlia Fialho.

Em 1959 ajudou na Fundação do Ginasio Santana, tendo como Diretor o Padre Jacques Moura, com ida do Padre Jacques Moura para Fortaleza assumiu até hoje o cargo de Diretora, em toda vida profissional entregou-se de corpo e alma a causa nobre da Educação.

Outros serviços prestados no Centro Educacional Pe. Elicio Mota, na Escola Dep. Jeronimo Alves de Araújo, no antigo MOBRAL, Conselho Paroquial e fez parte do Conselho Fiscal do Rutilo Esporte Clube.

Em sua carreira profissional fez vários cursos, entre eles:

Curso de habilitação em Geografia; Curso de Secretária, Curso de Orientação Pedagógica; Curso de Aperfeiçoamento de Diretores e etc.

Srª Francisca Ozanira Macêdo Pinto – Personalidade do Ano - 2010, nosso obrigado.


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ONG História Viva divulga a relação dos vencedores do 2º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva.


ONG História Viva divulga a relação dos vencedores do 2º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva.

O 2º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva foi realizado durante o dia 5 de abril a 30 de abril em quase todas as escolas públicas e particulares do município de Independência, entre os alunos de 12 a 17 anos. O tema escolhido foi Saci e a Natureza, Conhecer para preservar. O aluno poderia concorrer a qualquer categoria: Crônicas, Poesias, Contos e Literatura de Cordel.

A Comissão Julgadora do Prêmio foi a Drª Antonia Flávia Coutinho Costa – Odontóloga, Assistente Social e Professora Universitária, reside em Fortaleza - Dr. Francisco Bionor do Nascimento Júnior – Defensor Público de Independência e reside em Fortaleza e o Poeta e Escritor Antonio Meneses – Bacharel em Direito, reside em Crateús.

O Primeiro colocado ganhou um Computador, o segundo colocado ganhou um DVD e terceiro colocado um MP3.

Os dez primeiros colocados foram:

Nome do Aluno / Escola / Localidade

1º Gleiciana Rodrigues Lopes - Dep. Jerônimo Alves de Araújo - Sede

2º Robson Borges Mendonça - José Ferreira dos Santos - Sede / COHAB

3º Isabel Alves do Nascimento - Manoel Ferreira de Melo - Ematuba

4º Welson Gonçalves Silva - Abigail Antunes Marques - Sede

5º Ana Camila Sousa Santos - Família Agrícola Dom Fragoso – Santa Cruz

6º Viviane Lima da Silva - Família Agrícola Dom Fragoso / Santa Cruz

7º Antonio Araújo Ximenes - Abigail Antunes Marques / Sede

8º Antonio Edelson Lacerda Cavalcante - Família Agrícola Dom Fragoso / Stª. Cruz

9º Cecília Pimentel de Almeida F. da Silva - Ginásio Santana / Sede

10º Patricia Teixeira Silva - Pequeno Príncipe / Sede

Os prêmios serão entregues aos três primeiros colocados no dia 14 de agosto às 18h30min – Espaço Cultural História Viva – Casa da Memória & Estação Leitura, antiga RFFSA com a presença do Escritor Flávio Paiva.