segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jangadeiro Pequenino


Já está à disposição dos leitores e leitoras independencianos, principalmente, os amantes de uma boa leitura na Biblioteca Estação Leitura, o novo livro infanto-juvenil do Escritor Flávio Paiva.
Repleto de poesias de qualidade, o Escritor Flávio Paiva novamente nos surpreende com seu talento e nos dar de presente livros com qualidade infantil.


O livro de Flávio Paiva e ilustração de Avany Oliveira – Edições Demócrito Rocha na coleção Fábrica de Leitores – Poesia.


“Era uma vez um menino, era uma vez um peixinho, uma história de amizade, de amor e carinho, entre um vivente da terra e um vivente marinho... De forma lúdica, a partir de uma série de abordagens poéticas, Flávio Paiva mergulha na beleza que faz parte da vida do jangadeiro, na dança incessante das águas do mar, nas ondas que repetem os sons das vozes que se calaram, trazendo de longe o silêncio das jangadas que não voltaram.”


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Adeus, Antonio Roberto


Faleceu no dia 17 de agosto, Antonio Roberto Cavalcante, esportista e amante da cultura local, durante anos cuidou de um time de futebol, tirando os jovens nas ruas e da marginalização. Décadas incentivou o futebol local e contribuiu para o desenvolvimento do esporte do município de Independência.

Também trabalhou durante anos no hospital Santa Maria, sempre com um sorriso aberto e franco estava disposto a ajudar a qualquer pessoa, amigo de todos e brincalhão.

Sempre incentivou a ONG História Viva a manter o trabalho que estava desenvolvendo, disposto a ajudar do que fosse preciso. A última aparição pública foi no dia 8 de agosto na Casa da Memória e Estação Leitura na premiação do 1° Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva.

Lamentamos a morte de um cidadão atuante na vida social e que contribuía para o progresso do município.

A ONG História Viva sempre estará lembrando-se desse amante da cultura.

Adeus, Antonio Roberto.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ONG História Viva entrega os prêmios aos vencedores



Numa noite histórica para o município de Independência foram entregue aos ganhadores do 1º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva os prêmios dos alunos vencedores. A cerimônia de entrega foi na Casa da Memória & Estação Leitura e contou com a presença de vários educadores e personalidade do município.


Também foi entregue o Prêmio Saci – Personalidade do Ano de 2009 a educadora Srª Maria Stela Bezerra Pereira por sua contribuição a educação local. Foi reinaugurada a biblioteca Estação Leitura com novos livros atualizados com o novo acordo ortográfico, os livros direto da Biblioteca Nacional.


O Evento contou com a presença do Sr. Joaquim Augusto Bezerra, D. Ozanira Macedo, Sr. Frances Torres, Srª Francisca Ozanira Vieira (Diretora da Escola Abigail Antunes Marques), Srª Maria Ivaneide França Feitosa ( Diretora da Escola Dep. Jerônimo Alves de Araújo), Sr. Francisco Antonio Amaro (Diretor da Escola Profª. Maria Júlia Fialho) e a Srta. Taciana Cavalcante (Representante da Escola Família Agrícola D. Fragoso).

A ONG História Viva agradece a todos os Diretores, professores e alunos que contribuíram para o sucesso do evento, e principalmente, aos colaboradores culturais, cidadões que contribuem para a qualidade de ensino e com a cultura local.


Dr. Chico Marques;

Dr. Cleiton Loiola;

Sr. Joaquim Augusto Bezerra (Senhor das Águas);

Srª Maria Iveneide França Feitosa – Diretora da Escola Dep. Jerônimo Alves de Araújo;

Sr. Francisco Antonio Amaro de Melo – Diretor da Escola Profª Maria Júlia Fialho.

domingo, 2 de agosto de 2009

Ganhadores do 1º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva

O 1º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva foi realizado durante o dia 30 de março a 30 de abril em quase todas as escolas públicas e particulares do município de Independência, entre os alunos de 12 a 17 anos. O tema escolhido foi Independência, minha inspiração. O aluno poderia concorrer a qualquer categoria: Crônicas, Poesias, Contos e Literatura de Cordel.

A Comissão Julgadora do Prêmio foi a Drª Antonia Flávia Coutinho Costa – Odontóloga e Assistente Social e reside em Fortaleza, Drª Lorena Damascena – Defensora Pública de Independência e reside em Fortaleza e o Professor Antonio Avelar Macedo Neri – Secretário de Educação do município de Crateús.

O Primeiro colocado ganhou um Computador, o segundo colocado ganhou um DVD e terceiro colocado um MP3.

Os dez primeiros colocados foram:

Nome do Aluno / Escola / Localidade

1º Welson Gonçalves Silva - Abigail Antunes Marques - Sede
2º Antonio Kaique R. Dias - José Ferreira dos Santos - Sede / COHAB
3º Maria Madalena G. Barroso - Família Agrícola Dom Fragoso - Santa Cruz
4º Maria Emilia de Melo Viana - Jerônimo Alves de Araújo - Sede
4º Antonia Nilceri V. Canuto - Jerônimo Alves de Araújo - Sede
5º Francisco Israel S. de Sousa - Família Agrícola Dom Fragoso / Santa Cruz
6º Isabel Alves do Nascimento - Manoel Ferreira de Melo / Ematuba
7º Luan Alves Lima - Família Agrícola Dom Fragoso / Santa Cruz
8º Daniel Oliveira Lima - Família Agrícola Dom Fragoso / Santa Cruz
9º Francisco Wila dos Santos - Raimundo Vieira / Cachoeira do Fogo
10º Maria Viviane A. de Freitas - Raimundo Vieira / Cachoeira do Fogo.

Os prêmios serão entregues aos três primeiros colocados no dia 8 de agosto às 19:00 h na sede da ONG História Viva – Casa da Memória & estação Leitura, antiga RFFSA com a presença do Escritor Flávio Paiva.