terça-feira, 26 de maio de 2009

ONG HISTÓRIA VIVA, É DESTAQUE NO DIÁRIO DO NORDESTE

Concurso homenageia escritor


Clique para Ampliar

Equipe da Organização Não Governamental História Viva com o escritor Flávio Paiva (Foto: Andréa Pinheiro)

Fortaleza. O escritor, jornalista e colunista do Diário do Nordeste, Flávio Paiva, está sendo homenageado em sua terra natal, o município de Independência. Como forma de incentivo à leitura e à valorização de novos escritores, foi lançado o Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva. A coordenação do prêmio está sendo realizada pela Organização Não Governamental (ONG) História Viva, uma entidade filantrópica.

O tema do primeiro concurso é “Independência, minha inspiração”. Os textos podem ser ficção ou não-ficção, desde que abordem aspectos da cultura, da memória e da história do município. As inscrições — de alunos das escolas públicas e particulares da cidade, entre 12 e 17 anos — já foram encerradas. Agora, os estudantes se preparam para, até o dia 30 de junho, entregarem os trabalhos.

As categorias do prêmio são: Crônica, Conto, Poesia e Literatura de Cordel, como forma de estímulo à liberdade criativa, podendo a premiação do 1º, 2º

e 3º lugares serem em uma só categoria ou em categorias variadas, de acordo com a decisão irrevogável do júri.

A comissão julgadora — composta por cinco profissionais reconhecidos no meio literário e professores de Língua Portuguesa — poderá decidir até o dia 15 de julho. No dia 1º

de agosto, será divulgado os dez melhores alunos, no site da ONG. E, no dia 8 de agosto, será realizada a entrega dos prêmios — pelas mãos do escritor Flávio Paiva —, na sede da entidade, às 19 horas.

Premiação

O primeiro colocado do concurso ganhará um computador, certificado de participação e um livro autografado pelo escritor; ao segundo colocado será entregue um DVD, certificado de participação e livro autografado pelo jornalista; e o terceiro, um MP3, além de certificado e livro.

ACESSE AQUI: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=641393

Mais informações:

ONG História Viva - Casa da Memória e Estação Leitura
Rua Cícero Justino, S/N, Centro - Independência
www.onghistoriaviva.blogspot.com

terça-feira, 12 de maio de 2009

Jornal O Povo elogia a ONG História Viva


Clique Aqui: http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/872998.html

o dia 26 de abril foi publicado no Jornal O Povo uma matéria sobre trabalho realizado pela ONG História Viva no município de Independência, a equipe do jornal veio em Independência para fazer a reportagem sobre a entidade, fizeram entrevistas e fotos.


A matéria jornalista elogia o trabalho dos voluntários em manter viva a memória local. Preservar e conservar o patrimônio público de Independência é a principal missão da ONG, com muita dificuldade a entidade se mantém a custa do voluntariado.


É bom ressaltar, que apenas com poucos anos que foi fundada por estudantes de História, a ONG já foi destaque nos dois jornais mais vendidos no Ceará, Diário do Nordeste e O Povo, além de ser matéria na Gazeta Centro – Oeste, jornal regional.


O trabalho cultural desenvolvido pela ONG História Viva tem sido reconhecida em todo estado. A cultura no município tem melhorado com a atuação da entidade, que busca através de ações culturais melhorarem a aprendizagem nos alunos nas escolas municipais.